CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 12/04/2024 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE Convocação para Assinatura do Termo de Compromisso - Programa AJA Agente Jovem Ambiental.

A Prefeitura de Amontada convoca os candidatos selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) para a assinatura do Termo de Compromisso.

O programa AJA é essencial para conscientizar a sociedade sobre a preservação ambiental. Ao envolver jovens em atividades práticas e educativas, promove-se a sustentabilidade, o engajamento cívico e o desenvolvimento de habilidades socioambientais. Os participantes tornam-se agentes de mudança em suas comunidades, inspirando outros a adotarem práticas mais sustentáveis. Investir nesse programa fortalece os laços comunitários e prepara as futuras gerações para enfrentar os desafios ambientais.

Data e Horário: 15 a 19 de abril, das 8h às 14h.

Local: Autarquia do Meio Ambiente do Município de Amontada (AMAMA).

Rua Martins Teixeira, 1248.

Os candidatos convocados devem comparecer ao local indicado portando obrigatoriamente os seguintes documentos:

- Documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte) e CPF (cartão do CPF ou comprovante de inscrição emitido no site da Receita Federal).

Será aceito documento digital no celular.

Em caso de menor de idade, o(a) AJA deverá estar acompanhado(a) do(a) responsável.

Confira a lista dos selecionados:

1. Francisco de Assis Souza de Almeida

2. Maria Elielza Tome da Silva

3. Janiele Kele de Aguiar

4. Paulo Marfim de Sousa Filho

5. Kauê Alves Tomé

Contamos com a presença de todos para este importante momento de compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de Amontada.

#MeioAmbiente 11/04/2024 SECRETARIA DE CIDADANIA Defesa Civil recomenda cuidados durante o período chuvoso.

Neste período chuvoso, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo tempo, além de praticar algumas ações preventivas.

?

O Núcleo da Defesa Civil de Amontada preparou algumas recomendações para evitar transtornos nos próximos dias, principalmente em caso de chuvas fortes e temporais:

1. Junte o lixo e leve para áreas apropriadas. Nunca jogue lixo nas ruas, eles são facilmente levados a bueiros e podem causar entupimento.

2. Se o seu bairro corre perigo de alagamentos, leve os móveis e eletrodomésticos para locais altos, deixando fora do alcance da água e da lama.

3. É recomendado retirar aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada.

4. Alagamentos escondem bueiros abertos e buracos, trazendo riscos de acidentes, evite locais com índice de alagamentos.

5. Se a sua casa corre perigo de desabamento ou se você mora em áreas de risco, procure abrigo em locais altos e secos.

6. Evite contato com água de enxurrada e com lama. Elas estão contaminadas e podem causar doenças graves como febre, hepatite, leptospirose e cólera.

7. Redobre a atenção ao dirigir em vias alagadas, evite pontes e passagens com correnteza.

8. Não se abrigue debaixo de árvores, fiação elétrica ou vegetação alta.

9. Em caso de alertas de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas, enviar uma mensagem via whatsapp para o número (88) 99654-9348. O objetivo é de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

A conscientização e ações proativas diante desses alertas são fundamentais para garantir a proteção e o bem-estar de todos.

#MeioAmbiente 04/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DA PESCA Inscrições Abertas para Castrações de Cães e Felinos

A Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Autarquia de Meio Ambiente - AMAMA, tem o prazer de anunciar a abertura de novas inscrições para castrações de cães (machos) e felinos (machos e fêmeas).

Cada pessoa poderá se inscrever para até duas vagas, garantindo assim a oportunidade de contribuir para o controle populacional de animais domésticos em nossa comunidade.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

- RG

- CPF

- Comprovante de Residência

- Número do NIS

É importante destacar que as vagas são limitadas, por isso, não deixe para depois! Garanta sua participação realizando a inscrição o quanto antes. Juntos, podemos promover o bem-estar animal e contribuir para um ambiente mais saudável e equilibrado.

#MeioAmbiente 05/03/2024 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza entrega de novos uniformes aos Agentes Jovens Ambientais!

A Prefeitura de Amontada convida a todos os Agentes Jovens Ambientais - AJA para a entrega dos fardamentos oficiais.

A entrega acontecerá no Auditório da Escola Gizeuda Santiago Teixeira (Escola Modelo) no dia 08/03, sexta-feira, às 8h da manhã.

É importante que todos os AJAs compareçam para receber seus uniformes, que serão essenciais para identificação e representação do programa de jovens ambientais no município.

Contamos com a presença de todos os Agentes Jovens Ambientais para esse momento especial de entrega dos uniformes.

Juntos, podemos fazer a diferença na preservação do meio ambiente em Amontada. A sua participação é fundamental.

#MeioAmbiente 16/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DA PESCA A Prefeitura Municipal de Amontada receberá do Governo do Estado um total de 160 mil alevinos.

A Prefeitura Municipal de Amontada receberá do Governo do Estado um total de 160 mil alevinos, com o intuito de fomentar a atividade piscicultora na região, beneficiando diretamente 250 famílias. A distribuição dos 160 mil alevinos da espécie tilápia ocorrerá no dia 20, às 8h, no açude Iracema.

Essa iniciativa trará uma série de benefícios significativos para os moradores locais. Primeiramente, o peixamento contribuirá para o aumento da disponibilidade de alimento rico em proteínas na dieta das famílias, promovendo uma melhoria na segurança alimentar e nutricional da comunidade. Além disso, a atividade piscicultora proporciona uma fonte de renda adicional para os moradores, seja através da venda dos peixes excedentes ou do fortalecimento de cadeias produtivas locais.

Além dos aspectos econômicos e nutricionais, o peixamento também pode ter impactos positivos no meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade aquática. Os peixes ajudam no controle de pragas e algas, mantendo a saúde dos ecossistemas aquáticos, e promovem a oxigenação da água, beneficiando outras formas de vida aquática.

Dessa forma, a distribuição dos alevinos de tilápia não apenas fortalece a atividade piscicultora local, mas também promove o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Confira abaixo os açudes e lagoas contemplados com essa iniciativa:

- Lençóis Cearenses

- Agroisa

- Lagoa Grande

- Lagoa Grande de Sabiaguaba

- Vedóia

- Açude do Zé Nogueira

- Lagoa das Flecheiras

- Nova Conquista

- Buriti

- Jacuípe

- Ipu

- Boca do Córrego

- Lagoa do Rodela

- Patos/Bela Vista

- Açude Santo Aleixo

- Córrego da Onça

- Lagoa do Candinho

- Cabolo

- Açude do Recanto

- Salgadim

- Lagoa da Mêndia

- Lagoa Bastião

- Castilho

- Lagoa do Pixaim

- Lagoa do Cabatã

- Lagoa do Zé Augusto

#MeioAmbiente 24/05/2023 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE Mais 80 jovens aprovados no AJA

A Prefeitura de Amontada, através da Autarquia do Meio Ambiente do Município de Amontada (AMAMA) informa que saiu a relação preliminar dos jovens aprovados e dos que estão no cadastro reserva no programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do governo estadual. A lista oficial será divulgada no dia 29 de maio de 2023.

Confira a lista preliminar já disponível no link abaixo.

#MeioAmbiente 30/08/2022 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE LICENÇA AMBIENTAL POR ADESÃO E COMPROMISSO - LAC Nº 000216/2022 MARIA SUELI PRAXEDES DE OLIVEIRA
#MeioAmbiente 27/07/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE SUPER JOTA P COMERCIAL DE GAS LTDA - CNPJ: 11.652.372/0001-19 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO - LO.
#MeioAmbiente 26/07/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE PABLO CHAGAS BARREIRA - CPF: 711.350.813-87 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A LICENÇA DE INSTALAÇÃO - LI.
#MeioAmbiente 02/07/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE LORENA GRANGEIRO DE LUCENA TORRES - UBA VILLAGE - CNPJ: 35.892.979/0001-34 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A REGULARIZAÇÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO - REGLIO.
#MeioAmbiente 02/07/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE CFL HOSPEDAGEM E TURISMO LTDA - CNPJ: 31.931.506/0001-48 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A REGULARIZAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO - REGLO.
#MeioAmbiente 30/06/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE LIBERTY INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A/ CNPJ: 30.032.037/0001-62 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A LICENÇA DE INSTALAÇÃO/AMPLIAÇÃO (RENOVAÇÃO) COM MUDANÇA DE TITULARIDADE.
#MeioAmbiente 07/06/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE JOSUE VIANA DE CASTRO NETO- CPF: 382.779.483-87 TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU À AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE AMONTADA - AMAMA, A REGULARIZAÇÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO - REGLI.
#MeioAmbiente 22/03/2021 AUTARQUIA DO MEIO AMBIENTE RESULTADO FINAL DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou na última sexta-feira (19), o resultado final com a relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e cadastro reserva para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação comprobatória através do site da Sema.

Atenção: não há necessidade de que o(a) candidato(a) selecionado(a) se desloque para nenhum lugar a fim de entregar documentos. Todos o processo será feito de forma virtual, respeitando as restrições sanitárias vigentes no nosso Estado.

Até o dia 29 de março de 2021, será disponibilizado um Sistema para envio da documentação. Os candidatos selecionados já devem começar a preparar a sua documentação e aguardar a disponibilização do Sistema para envio através do site da Sema.

Confira a relação completa de Amontada clicando no link: https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2021/03/AMONTADA-1.pdf

Para maiores informações acesse o link:

https://www.ceara.gov.br/2021/03/19/sema-divulga-resultado-final-da-selecao-para-o-programa-agente-jovem-ambiental/

#MeioAmbiente 17/08/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Calendário de Coleta do Ecoponto Alô, gente! O Ecoponto está chegando na sua localidade ?? ?? que tal você trocar o seu lixo por um desconto na sua fatura de luz? ?? A ideia é ótima! Basta você ir ao local agendado pra a coleta e se você ainda não faz parte do programa procure a Autarquia Municipal do Meio Ambiente e faça sua inscrição.

Ah! Não esqueça de levar os documentos, comprovante da tarifa de luz e os resíduos de forma separada. ?? ?? ??
#PrefeituradeAmontada #MeioAmbiente #TrabalhandoPraValer — se sentindo muito feliz em Amontada.
#MeioAmbiente 09/08/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Segunda Oficina dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Região Litoral Oeste Temos a satisfação de convidá-lo para participar da Segunda Oficina dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Região Litoral Oeste.
A oficina tem como objetivo reunir a população da região em sua totalidade, incluindo as Organizações Não Governamentais (ONGs) e de catadores de materiais recicláveis, as instituições ligadas ao meio ambiente, as entidades representativas de bairros e/ou regiões do município, os gestores/prefeitos e os secretários dos municípios pertencentes à região. #PrefeituradeAmontada #MeioAmbiente #TrabalhandoPraValer
#MeioAmbiente 26/07/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE A FEDERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DE AMONTADA EM PARCERIA COM A AMAMA PROMOVE PALESTRA AMBIENTAL
#MeioAmbiente 21/07/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Ecoponto de Amontada bate recorde na coleta de recicláveis reduzindo lixo nas ruas
A Autarquia do Meio Ambiente de Amontada (AMAMA), por meio do Diretor Geral Vicente de Paulo e sua Equipe Técnica, apresentaram os resultados do Ecoponto um mês após a inauguração do projeto. De acordo com a Autarquia, até o momento foi recolhido quase duas toneladas e meia de resíduos recicláveis (plástico, papel, vidro, alumínio), ou seja, 2.203,67 kg a menos de lixo nas ruas, que agora receberão um destino correto.

O dirigente da AMAMA, Vicente de Paulo, agradeceu a população pela colaboração e participação no projeto: ''Ficamos contentes pelos resultados, pois, o programa além de trabalhar a parte ambiental é um grande aliado para a melhoria da saúde de nossos munícipes, sabemos que na atualidade estamos correndo grandes riscos a contrair doenças que são proliferadas muitas vezes em lixos jogados nas ruas que é o caso da chikungunya'' citou o Diretor da Autarquia do Meio Ambiente de Amontada.


O ECOPONTO

Para participar, os clientes da Enel, antiga “Coelce”, devem levar ao Eco Ponto o material reciclável que descartam em suas casas: papel, vidro, metal, plástico, entre outros objetos. Em troca, recebem bônus na sua conta de luz, ou na conta de energia de outra unidade consumidora. O projeto é realização da Enel, distribuidora de energia do Ceará, em parceria com a Autarquia Do Meio Ambiente de Amontada.
#MeioAmbiente 21/06/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE AMAMA inagura EcoPonto e população poderá trocar lixo por desconto na tarifa de luz Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (21) o Eco Ponto, espaço destinado à entrega de material reciclável. Em troca, os clientes da ENEL recebem seu bônus na sua conta de luz. Materiais como papel, vidro, metal e plástico estão sendo recebidos na sede que fica localizado na rua Padre Joaquim, nº 739, centro. O projeto é realização da Enel, distribuidora de energia do Ceará, em parceria com a Autarquia Do Meio Ambiente de Amontada. #prefeituradeamontada
#MeioAmbiente 26/05/2017 AUTARQUIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Agentes ambientais recebem formação pelo projeto ECOENEL
www.amontada.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:55:39