CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENDIMENTO COM PLANTÃO HOSPITALAR E PROGRAMA MELHOR EM CASA!

No programa Amontada Ativa deste sábado, dia 06 de abril, vamos realizar uma entrevista ao vivo com o Diretor do Hospital Municipal, Benecdito Canholi, e com o Médico do Programa Melhor em Casa, Jecivaldo Cruz.

A Prefeitura de Amontada atualiza e divulga os números de atendimentos no Plantão Hospitalar e no Programa Melhor em Casa, ampliando a qualidade e a transparência pública em saúde no município.

| PLANTÃO HOSPITALAR |

O Hospital Municipal realizou um total de 9 mil e 629 atendimentos médicos pelo plantão hospitalar no último quadrimestre de 2023.

Neste período, além das consultas médicas, foram realizadas 11 mil e 864 injeções, 10 mil e 776 verificações de sinais vitais, 5 mil e 42 triagens de enfermagem, 1 mil e 41 raio-x, 603 eletrocardiogramas, 459 transferências, 268 curativos, 160 suturas, 92 internamentos (clínico e obstétrico) e 27 partos normais.

| MELHOR EM CASA |

Amontada conta com o Programa Melhor em Casa que leva segurança hospitalar para o conforto das famílias, com atendimento em domicílio para os pacientes que não podem se deslocar para Hospitais ou para Unidades de Saúde.

O Programa Melhor em Casa realizou um total de 1 mil e 365 atendimentos entre os meses de setembro e dezembro de 2023, com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como médico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem.

| REDE DE CUIDADO |

A saúde de Amontada conta com atendimento em Atenção Básica, Centro de Atendimento Psicossocial, Programa Melhor em Casa, Plantão Hospitalar e Centro de Especialidades, fortalecendo ao longo dos últimos 3 anos uma rede de cuidado para todas as famílias.

Neste sábado vamos destacar os números de atendimentos no Plantão Hospitalar e no Programa Melhor em Casa, trazendo experiências do contato direto entre os profissionais da saúde com a população de Amontada.

| AMONTADA ATIVA |

Fique por dentro destas e de outras notícias todo sábado de 9 às 10 h da manhã no programa Amontada Ativa.

Nossa programação é transmitida por quatro emissoras: Líder FM, São Bento FM, Aracatiaçu FM e Contente FM.

Agora também pelo Youtube Oficial da Prefeitura Municipal de Amontada. Segue o link: https://youtube.com/live/3NFxSGgiLXU?feature=share

Ficaremos ligados na programação desta semana trazendo novidades em obras e políticas públicas pelo rádio e pelas redes sociais.

#Saúde 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate a arboviroses em Amontada: Trabalhando incansavelmente para proteger nossa comunidade.

O Setor de Endemias de Amontada desempenha um papel fundamental no combate às doenças transmitidas por vetores, contando com uma equipe dedicada de 20 servidores, dos quais 12 estão atualmente engajados na campanha contra as Arboviroses, incluindo Dengue, Zika e Chikungunya. Nossas ações visam evitar a proliferação do Aedes aegypti em toda a cidade, abordando múltiplas frentes de atuação.

Ações em destaque:

- Visitas Domiciliares Diárias: Realizamos visitas diárias em domicílios para acompanhar de perto a situação e fornecer informações sobre a prevenção das arboviroses. Durante essas visitas, identificamos e eliminamos possíveis focos do mosquito, garantindo uma abordagem personalizada e eficaz.

- Vistoria Completa na Sede do Município: Todos os imóveis da sede do município são minuciosamente vistoriados para identificar e eliminar criadouros do Aedes aegypti, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores.

- Programa de Saúde na Escola (PSE): Por meio do PSE, levamos informações e orientações sobre o combate às arboviroses aos alunos da rede pública municipal, educando e conscientizando as futuras gerações sobre a importância da prevenção.

- Borrifação em Casos Positivos: Quando identificados casos positivos de alguma das arboviroses, realizamos a borrifação de locais específicos para eliminar os mosquitos, interrompendo assim a transmissão da doença.

- Acompanhamento de Pacientes Positivos: Realizamos visitas às residências dos pacientes diagnosticados com arboviroses para investigar a origem da doença e prevenir novos casos. Até o momento, em 2024, o município não registrou nenhum caso positivo.

Com dedicação e trabalho conjunto, o Setor de Endemias está comprometido em manter nossa cidade livre das arboviroses. A colaboração de cada morador é fundamental para o sucesso das ações preventivas. Juntos, podemos proteger nossa comunidade e garantir um ambiente saudável, reduzindo a incidência da doença em nosso município.

#Saúde 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO SERTÃO AO LITORAL.

Prefeitura de Amontada realiza ampliação dos poços profundos, chafarizes e sistemas de abastecimento, com mais de 4 milhões investidos para fornecer água de qualidade às famílias de nosso município.

Em parcerias realizadas com a Superintedência de Obras Hídricas - SOHIDRA, e a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, a Prefeitura vem beneficiando as famílias que sofriam com escassez de água no município, trazendo esperança em recursos hídricos.

| ENTREVISTA |

No programa Amontada Ativa deste sábado, dia 25 de novembro, vamos falar sobre o tema "Abastecimento de Água do Sertão ao Litoral".

Na entrevista ao vivo vamos conversar com o Secretário de Agricultura e Pesca, Cláudio Neto, e com o Diretor do SAAE, Dui Santos.

No bate papo nossos convidados vão nos informar acerca da ampliação dos poços profundos, chafarizes e sistemas de abastecimento de água realizados em conjunto com o Programa de Saneamento Brasil Rural e com o Projeto São José.

| DESENVOLVIMENTO |

A população é beneficiada com as instalações de poços e chararizes em mais de 50 localidades. Cada poço recebe um investimento de R$ 80 mil em média, a partir do estudo dos locais até a instalação de chafarizes e sistemas.

Após as instalações as equipes do SAAE realizam suporte técnico para garantir o funcionamento adequado dos chafarizes e sistemas, proporcionam a prevenção e a manutenção, e fornecem orientação sobre a qualidade e uso correto das águas.

Pensando no desenvolvimento das famílias agrícolas, a gestão realiza também investimento em reservatórios de água através do projeto Águas para o Sertão.

| AMONTADA ATIVA |

Fique por dentro destas e de outras notícias todo sábado de 9 às 10 h da manhã no programa Amontada Ativa.

Nossa programação é transmitida por quatro emissoras: Líder FM, São Bento FM, Aracatiaçu FM e Contente FM. Agora também pelo Youtube Oficial da Prefeitura Municipal de Amontada.

Ficaremos ligados na programação desta semana trazendo novidades em obras e políticas públicas pelo rádio e pelas redes sociais.

#Saúde 22/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Fortalecendo a Saúde Regional: Reunião com o Consórcio de Saúde de Itapipoca!

Amontada teve a honra de sediar, no dia 21, uma reunião crucial da Subcomissão Regional da Comissão Intergestora Regional (CIS) no Auditório do SINDSEP. Este evento reuniu um grupo seleto de profissionais da área de saúde pública da Região Norte do Ceará para discutir uma série de questões relacionadas ao Consórcio Público de Saúde com serviços em Itapipoca.

Esta reunião representou um importante passo em direção ao fortalecimento da regionalização, uma diretriz fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS). A regionalização visa garantir o direito à saúde da nossa população, reduzindo desigualdades sociais e territoriais. Isso não se trata apenas de distribuir serviços de saúde, mas de organizá-los de forma eficiente.

O presidente do Consórcio, prefeito Flávio Filho, destacou a busca contínua para retomar certos serviços que foram interrompidos, como o teste ergométrico. Ele também mencionou um sonho antigo dos moradores dos sete municípios abraçados pelo consórcio (Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama) - o início do funcionamento do Hospital Regional de Itapipoca.

As contribuições valiosas de Felipe Jacinto (Secretário de Saúde de Amontada), Mário Couto (Coordenador da ADS de Itapipoca) e Juliano Ragniny (Financiamento da AAE/Hospital São Camilo) enriqueceram a reunião, onde o público participante fez perguntas e ofereceu sugestões para resolver questões cruciais na área da saúde.

Agradecemos a todos os envolvidos nesta importante discussão que visa melhorar o acesso à saúde e o bem-estar de nossa comunidade. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e equitativo.

#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Encerramento da 2ª Semana da Enfermagem em Amontada

Na última sexta-feira (19), no Amo Fest, a Secretaria de Saúde realizou o encerramento da 2ª Semana da Enfermagem.

O evento voltado para os profissionais de enfermagem, como forma de prestigiar os trabalhadores dessa área, contou com música ao vivo, sorteios e um farto jantar.

Para o prefeito Flávio Filho, a programação da Semana da Enfermagem, foi uma forma de reconhecimento à atuação dos trabalhadores. "São pessoas que desempenham um papel crucial no cuidado e na recuperação dos pacientes. Essas atividades buscaram, portanto, homenageá-los, engajá-los, incentivando momentos de pertencimento", afirma.

#Saúde 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cerimônia da Lâmpada marcou a abertura da Semana de Enfermagem da Prefeitura de Amontada

A cerimônia que é um ritual que simboliza o compromisso dos futuros profissionais de enfermagem, de manterem acessa a chama da busca constante pelo conhecimento, e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano, foi conduzida pela Secretaria de Saúde.

Na noite de ontem, 15, a enfermeira Mônica Barroso, representou Florence Nightingale, a enfermeira que foi para a Guerra da Crimeia (1853 - 1856) e entrou para a história. Em meio ao caos, Florence desenvolveu procedimentos de higiene e cuidados básicos que reduziram significativamente o índice de mortalidade entre os feridos da guerra. Todas as noites, ela percorria os leitos dos feridos e por isso era chamada a "Dama da Lâmpada".

A programação foi enriquecida com uma apresentação da "Linha do Tempo" contando a história desses profissionais da saúde no município de Amontada. Diversas autoridades participaram do evento, onde presenciaram a fala do prefeito garantindo o cumprimento, assim que possível, da última conquista da categoria, que é o pagamento do piso salarial para profissionais da Enfermagem.

No decorrer da semana, serão realizadas ações nos equipamentos de saúde para celebrar a data. Já no dia 20, ocorrerá o encerramento da Semana da Enfermagem, com homenagens aos colaboradores.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Amontada, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde promoveu hoje (28), a 7ª Conferência Municipal de Saúde, nas dependências do Salão Paroquial da Sede de Amontada.

A Conferência Municipal de Saúde teve como finalidade a promoção de amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da Atenção em Saúde, elaborando e deliberando sobre políticas da saúde de âmbito municipal, estadual e federal objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal e teve como Tema Central: "Garantir direitos e defender a vida e a Democracia: amanhä vai ser outro dia".

A conferencista, Secretária de Saúde de Itapipoca, Dra. Georgina Machado usou seu tempo de fala de forma clara e esperançosa em relação a saúde como um todo e foi ouvida e aplaudida por todos, inclusive pelos componentes da mesa (Chefe de Gabinete Narcélio Almeida, Secretário de Saúde Felipe Jacinto, Procurador de Amontada Jackson Bezerra da Costa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Nuno Pedrosa, Coordenadora da Conferência Adriana Couto).

Ao dividirem as pessoas participantes em eixos: 1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e 4. Amanhã será outro dia para todos, todas e todes; foram abordados diversos assuntos relacionados à saúde pública, como políticas públicas, financiamento, gestão, participação social, controle social, entre outros.

O prefeito Flávio Filho compareceu ao evento de forma virtual, pois está participando da 24ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Na ocasião deixou sua mensagem em relação a importância da Conferência e ao passo agradeceu o esforço de todos em busca de melhorias para o município.

A conferência foi um espaço aberto onde todos puderam contribuir com ideias e sugestões que ajudem a melhorar o sistema de saúde municipal, com o intuito de garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população. Todos foram muito bem-vindos e incentivados a participar deste importante evento que certamente contribuirá para a construção de um futuro melhor para a saúde pública em Amontada.

#Saúde 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reinauguração da UBS do bairro Buenos Aires

Na noite de ontem (02/02) como parte da programação alusiva ao aniversário de 38 anos do município, o Governo Municipal de Amontada, através da Secretaria de Saúde realizou a reinauguração da UBS de Buenos Aires.

A Unidade Básica de Saúde foi reinaugurada, buscando promover a qualidade de vida da população local, melhorando o acesso da comunidade à rede de saúde.

Para o secretário de Saúde, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. "Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município", concluiu o secretário.

O novo espaço conta com oferta de atendimentos de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, (clínico geral, dentista, enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de consultório dentário).

A nova unidade de saúde conta com um médico, um consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de triagem, sala de curativo, sala de medicação, sala de expurgo, sala de esterilização, banheiros masculino e feminino para cadeirantes, banheiros para funcionários, depósito para materiais de limpeza e copa.

Conforme a fala do prefeito de Amontada, o investimento de R$ 252.276,00, trará impacto positivo na rotina dos usuários do SUS do referido bairro.? "Estamos juntos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história em nosso município", destacou o prefeito.?

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura entrega a UBS do distrito de Mosquito

Hoje, 26, a Prefeitura de Amontada deu início às inaugurações e ações alusivas ao aniversário do Município, que neste ano comemora-se 38 anos.

A Unidade Básica de Saúde do distrito de Mosquito, que homenageia a Verônica Teixeira de Melo, reinaugurada hoje, é uma conquista da comunidade.

Com investimento em torno de R$ 51 mil, a UBS conta com sala de preparo, sala de vacina, esterilização, consultório de enfermagem e médico, e o grande ganho, também, o consultório odontológico, mais diversos equipamentos.

Para o prefeito, a reinauguração da UBS é o resultado do trabalho da atual administração para a comunidade. Que todos os moradores que serão atendidos se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade, equipada também com a nova cadeira odontológica, equipamento que vem para reforçar a qualidade e ampliação dos serviços odontológicos na comunidade como a população merece. Os desafios são grandes, as demandas sempre crescentes, mas continuaremos trabalhando para que a população tenha um atendimento diferenciado, de qualidade.

Tudo que é bom precisa acontecer e está acontecendo.

#Saúde 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA HOMENAGEIA OS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS DE AMONTADA

Celebrado em 4 de outubro, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), reforça a importância desses profissionais que atuam na estratégia de saúde da família.

Em Amontada, o trabalho desenvolvido é fundamental para o acesso à rede pública de saúde. Por isso, a Prefeitura de Amontada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), homenageou aos ACS's e ACE's durante evento realizado na manhã do dia 07 de outubro. Atualmente, Amontada conta com 98 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 23 Agentes de Combate às Endemias (ACE), totalizando 115 profissionais.

O prefeito municipal parabenizou e reconheceu a importância dos ACS e ACE. "Quero externar todo o nosso reconhecimento, carinho e admiração pelos profissionais compromissados com o trabalho desenvolvido por cada Agente de Saúde e de Endemias, entre a gestão e a comunidade amontadense", frisou.

No momento, foi entregue uma placa de homenagem e reconhecimento aos Agentes de Saúde e aos Agentes de Endemias, além de um kit com bota, macacão, boné e uma bolsa, que serão utilizados no dia a dia de trabalho.

Esteviram presentes na cerimônia, o secretário de Saúde, coordenador da 6ª ADS, Mário Couto, articuladora ADS Itapipoca, Vilma Oliveira, chefe de gabinete, presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Teodoro Sousa, coordenador do setor de Endemias, Deon de Lima, coordenadora da Vigilância e Epidemiológica, Priscila Sousa, coordenadora da Atenção Primária, Graça Marques.

#Saúde 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Amontada é destaque em primeiro lugar na vacinação menor idade

A Prefeitura de Amontada tem a satisfação de compartilhar que o município está em primeiro lugar na vacinação de menor idade da região, e em terceiro lugar do Estado.

Esse resultado é fruto de uma equipe que tem responsabilidade com os amontadenses, e que mesmo na pandemia de sobrecarga da vacinação contra a COVID-19, conquistaram destaque de vacinação de nossas crianças.

É importante enfatizar que este é um dado histórico em nosso município.

Gratidão aos heróis e heroínas da saúde, e aos pais das crianças que contribuíram para que esse resultado fosse positivo.

#Saúde 02/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Heróis e heroínas da Saúde de Amontada recebem homenagem na Festa da Padroeira

A comunidade católica amontadense está em festa, pois está acontecendo as novenas em homenagem a Padroeira de Amontada.

Ontem, 01, na quarta novena que teve como celebrante Padre Aldo Teixeira, a Prefeitura de Amontada fez uma homenagem a todos os que prestam serviço a saúde do município.?

Dentro da programação, durante o ofertório, funcionários da Secretaria de Saúde doaram 13 cestas básicas e também contribuíram individualmente com valores em dinheiro.?

Após a homilia, a Coordenadora do CAF (Central de Assistência Farmacêutica), Vânia Mary Teixeira, professou lindas palavras de agradecimento por toda a dedicação e esforço dos homenageados.?

Estes por sua vez, foram aplaudidos de pé por todos os presentes onde puderam receber as bênçãos do padre celebrante.

No momento, também foi dado início a campanha de natal 2021, que tem como tema "Gratidão aos heróis e heroínas da saúde".

#Saúde 14/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 556 CADASTROS REALIZADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Amontada, em parceria com a Secretaria de Saúde, já registra 556 amontadenses cadastrados no Cadastro Estadual de Vacinação contra Covid-19, no Saúde Digital, desde o início do mutirão de cadastramento, 16 de junho.

Na última semana 46 pessoas foram cadastradas.

A ação está acontecendo de segunda a sexta-feira, no CRAS Sede e Praiano. De 08h às 12h e 13h às 16h.

?? Essa ação visa acelerar o cadastramento da população, para que o município possa receber mais doses do Governo, e assim consigamos vacinar mais pessoas o mais breve.

?? Se você possui acesso à internet, ajude os seus familiares no cadastramento. Acesse vacinacaocovid.saude.ce.gov.br.

Se você ainda não fez o seu, faça agora!

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação para comorbidades e deficientes nos distritos de IcaraÍ e Sabiaguaba Acontecerá na próxima quinta-feira, 17 de junho
#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Atenção quem ainda não fez o cadastro de vacinação da Covid-19! Mutirão de cadastro na plataforma Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19
#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate a dengue: Prefeitura de Amontada mantém ações de prevenção as arboviroses. A população precisa estar atenta ao outro grande inimigo da saúde pública tem visitado silenciosamente os lares, durante o confinamento.
#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Amontada lembra a importância da campanha Fevereiro Roxo e Laranja Combate à leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.
#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM AMONTADA
#Saúde 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE NOVO ESPAÇO FÍSICO DA OUVIDORIA DO SUS - AMONTADA

A Secretaria de Saúde informa que a Ouvidoria do SUS de Amontada dispõe de um espaço físico apropriado para a escuta qualificada dos usuários.

Esse serviço é um canal de articulação entre o cidadão que exerce seu papel no controle social e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Entre suas atribuições estão: receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões encaminhadas pelos cidadãos e levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes.

Para mais informações entre em contato no telefone 88 3636-1919 ou no e-mail ouvidoriasusamontada@gmail.com.

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Hemoce estará em Amontada no próximo dia 24

No próximo dia 24 de fevereiro o Hemoce estaráì em Amontada realizando coleta de sangue no CVT - Centro Vocacional de Treinamento, de 08h aÌs 14h.

Os interessados deverão reservar um horário pelo link doador.hemoce.ce.gov.br, ou pelos números disponíveis na peca publicitaria.

Para ser doador de sangue eì preciso:
- Estar saudável;
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação);
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Pesar acima de 50kg;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação
tenha sido feita ateì 60 anos;
- Documento de identificação com foto;
- Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis.

Doar sangue eì possível salvar ateì quatro vidas. Doe!

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CAMPANHA FEVEREIRO ROXO E LARANJA

Você sabia que o mês de fevereiro também é dedicado à conscientização, prevenção e combate de algumas doenças?

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, temos o Fevereiro Roxo e Laranja (voltado à prevenção e diagnóstico precoce das doenças Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e ao combate da Leucemia). É importante estarmos atentos a essas questões e cuidarmos de nossa saúde!

Infelizmente, as doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer (as três associadas ao fevereiro Roxo) ainda não têm cura, por isso, buscar manter a qualidade de vida dos pacientes, mesmo estes vivendo com tais condições, é fundamental!

Conheça brevemente as doenças:
A Lúpus é uma doença autoimune e ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do próprio corpo (como se eles fossem invasores externos), resultando em vários sintomas.
A Fibromialgia, também chamada de "dor invisível", é uma síndrome crônica que possui como principal sintoma a forte dor generalizada em diversos pontos do corpo, além de problemas de sono, fadiga e problemas de concentração.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa associada, em geral, à terceira idade. Os sintomas mais comuns são a perda de memória recente e a ausência de coerência na fala.
A Leucemia é um tipo de câncer originado na medula óssea (onde as células de sangue são formadas) e é caracterizada pela proliferação descontrolada de glóbulos brancos, substituindo as células sanguíneas normais.

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 07/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Chefe de Gabinete, Raul Cacau, acompanha o secretário de Saúde, Dr Xerez, à Radio local São Bento FM. Secretário de Saúde de Amontada e Chefe de Gabinete convidam e sensibilizam a população de Amontada para doação de sangue e vacinação contra a gripe H1N1.
#Saúde 04/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HEMOCE ITINERANTE REALIZA COLETA DE SANGUE EM AMONTADA A Secretaria de Saúde de Amonatada, em parceria com Hemoce, realizará, no próximo dia 10, quinta-feria, coleta de sangue, na sede do município, no Centro Vocacional Tecnológico-CVT, ao lado do Hospital de Amontada.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha Nacional de Multivacinação A Prefeitura Amontada por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. A campanha de vacinação tem o intuito de prevenir doenças e atualizar as cadernetas de vacinas das crianças e dos adolescentes, segundo o Ministério da Saúde, a adesão às campanhas de vacinação este ano foi muito baixa em todo o país. A relação das vacinas gratuitas que estão sendo disponibilizadas estão no Calendário Nacional de Vacinação 2017. O dia “D” será no próximo sábado, dia 23, em todas as Unidades Básicas de Saúde, traga seus filhos em uma das UBS mais próximo de sua casa acompanhado do cartão de vacinas para que seja avaliado e o esquema vacinal atualizado de acordo com a necessidade. #PrefeituradeAmotnada #Saúde #TrablahndoPraValer
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Entrega da nova ambulância para o Distrito de Icaraí Convidamos Vossa Senhoria a participar da entrega da nova ambulância para o Distrito de Icaraí, equipamento que garantirá melhorias no transporte de pacientes e atendimentos emergências na localidade. #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 28/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE UBS do São Sebastião realiza curso para qualificação dos A UBS do São Sebastião realizou nesta segunda-feira (28), a implantação do projeto QualificaAPSUS, que possibilita a apropriação e/ou compartilhamento de novos conhecimentos, sendo destinadas ao quadro técnico da Atenção Primária à Saúde (APS), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares de saúde bucal, agente comunitário de saúde (ACS), agente comunitário de endemias (ACE), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pessoal administrativo, dentre outros. A unidade passou o dia fechado para implantação do projeto, vale ressaltar que essa foi a primeira unidade a receber essa oficina de qualificação. PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura realiza entrega de uma ambulância para o Distrito de Mosquito O Distrito de Mosquito já conta com serviço permanente de transporte de pacientes. A ambulância foi entregue para os moradores nesta quinta-feira (24). O equipamento foi totalmente recuperado para proporcionar a melhoria da qualidade de atendimento das urgências e emergências e ainda contribuir com as ações de procedimentos fora do domicílio, de forma humanizada e acolhedora, ampliando desta forma o acesso dos moradores aos serviços de saúde 24 horas. #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Novo Local de Atendemento Visando uma melhor qualidade dos serviços, a Secretaria de Saúde alterou o local de atendimento da Dra. Daime, Dr. Garcés e Dra. Amanda, do Centro de Saúde para a UBS do São Sebastião. Se sua Agente de Saúde for a Celeste, Edileusa, Jimmi, Joana, Jordana e Sandra, fique ligado e compartilhe com seus vizinhos e amigos o novo local de atendimento.???????
#PrefeituraDeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Avaliação da Equipe de Saúde da Família do Distrito de Garças A Equipe de Saúde da Família do Distrito de Garças é a primeira equipe do Município de Amontada a receber os avaliadores externos do PMAQ. :) #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalahndoPraValer ????????????
#Saúde 10/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Amontada recebe equipe de avaliadores externos do programa - PMAQ-AB O Município de Amontada é um dos primeiros municípios do Estado do Ceará a receber a equipe de Avaliadores Externos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) do Ministério da Saúde. Apesar dos grandes desafios que o município vem enfrentando para fortalecer os processos de trabalho da Atenção Básica de Saúde, os gestores e profissionais de saúde estão otimistas quanto a avaliação e certificação das nossas equipes pelo PMAQ. #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 09/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO
#Saúde 08/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Reativação do Programa Saúde na Escola Na manhã dessa terça-feira (08), foram iniciadas as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). O atendimento inicial foi na escola EEB SGTO Francisco de Castro. A atividade contou com a presença de técnicas da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A equipe de Saúde Bucal, estando a frente das atividades a odontóloga Dra. Michele Silveira da UBS do São Sebastião, fizeram atendimento de prevenção com limpeza e aplicação de flúor em alunos. Segundo a odontóloga, “Completava 2 anos que não tínhamos atividades do programa PSE, porém agora as atividades foram retomadas e a nossa meta é seguir um calendário de ações buscando manter uma tendência crescente”, destaca. #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 04/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Reunião promove formulação de ações do Programa Saúde na Escola A Secretária de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveram na última sexta-feira (04), uma reunião para formulação de ações do Programa Saúde na Escola. ??
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública Amontadense se unem para promover saúde e educação integral.
A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. ??#PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 04/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde promove curso de Microscopia para agentes comunitários de saúde Os agentes comunitários de saúde iniciaram nesta quarta-feira (02), no Centro Vocacional Tecnológico — CVT, o curso de Microscopia, onde objetivo é capacitar profissionais da rede municipal de saúde em aspectos teóricos e práticos, o curso está sendo ministrado pelo professor José Diego de Sousa. Vale ressaltar que o CVT é uma importante ferramenta educacional que impulsiona a Ciência e Tecnologia, como também a capacitação de milhares de jovens e tem sido indispensável para proporcionar resultados positivos para o município. #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 02/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE AÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO Dia de muito amor, cuidado e carinho. A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem alertar as mamães sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê. A programação conta com palestras e atividades de conscientização.??
Com isso, gestantes e puérperas participaram hoje (02), na Unidade Básica de Saúde, no Bairro São Sebastião, da palestra multiprofissional, contando com orientações da enfermeira, médica, dentista e a fonoaudióloga do NASF sobre os cuidados necessários com o bebê e os benefícios da amamentação.?? #PrefeituradeAmontada #Saúde #TrabalhandoPraValer
#Saúde 01/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO (SMAM) Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) começou nesta terça-feira (1º), em Amontada, e vai até a segunda-feira (7). A Secretaria de Saúde promove uma campanha de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o tema “Amamentação, uma vitória para toda vida".?? #PrefeituradeAmontada #Saúde?? #TrabalhandoPraValer
#Saúde 19/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura realiza 440 ultrassonografias e diminui fila de espera Dados da equipe técnica de exames mostram que foram realizados durante o mês de janeiro 440 exames de ultrassonografias mensais em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números mostram que a quantidade de pessoas atendidas somente em janeiro foi maior do que os três últimos meses do ano de 2016. Isto deve-se, também, pela grande demanda e a atuação de uma equipe que está de prontidão, realizando o exame de forma ordenada. Desta forma, a fila de espera foi reduzida.

#Saúde 10/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Show de solidaridade: Amontada bate recorde em doação de sangue A campanha de doação de sangue em Amontada foi um sucesso! Graças ao seu empenho e solidariedade conseguimos atingir números fantásticos. Muita gente se tornou doador de sangue, compartilhando esperança e virando um herói pela veia. Doar sangue não é apenas uma ação solidária, mas sim um gesto de amor. Doe você também!
#Saúde 07/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Amontada atinge meta de vacinação contra a influenza A Prefeitura de Amontada, por meio da Secretaria de Saúde, entrou na campanha de imunização contra a “influenza”, conhecida como gripe, com meta de vacinar 90% do grupo-alvo.

As ações da campanha foram realizadas nas UBS com as Equipes do Saúde da Família e os ACS’s, direcionadas ao público específico (idosos, crianças recém-nascidas, gestantes, funcionários públicos). O município atingiu 98,08% do percentual estimado pelo Ministério da Saúde, equivalente a 8058 doses aplicadas.
www.amontada.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 18:53:05