Imagem/Reprodução
A Prefeitura de Amontada conta com toda uma estratégia da estrutura necessária para a vacinação contra a Covid-19. Para viabilizar de forma mais ágil a proteção dos amontadenses de maneira escalonada, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.
"Estamos com toda estratégia desenhada sendo colocada em prática para a imunização.", destacou Vânia Mary, titular da SMS.
O armazenamento e distribuição das doses, dispõe de acondicionamento corretos das vacinas que precisam ser conservadas em baixíssima temperatura.
"Garantir a imunização da população de Amontada é uma prioridade do prefeito Flávio Filho.", garantiu a Secretária.
Seguindo a nova recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Amontada começou, dia 20 de janeiro, a imunização dos funcionários da saúde que trabalham na linha de frente, assim como os profissionais do SAMU. O início da imunização dos idosos, está acontecendo de forma seletiva priorizando os que tem idade maior/igual a 75 anos acamados ou com mobilidade reduzida.
Para proporcionar mais segurança e comodidade aos idosos dentro desta faixa etária, a vacinação está sendo feita na própria residência desse público.
A Secretaria de Saúde informa que as doses estão sendo enviadas aos poucos para a cidade e, por isso, estão contemplando alguns grupos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. À medida que forem enviadas mais remessas, irão vacinar os outros grupos prioritários.
Confira abaixo a tabela de vacinação contra a Covid-19 conforme a orientação do Ministério da Saúde.