Na manhã de ontem (7), o secretário de Agricultura e Pesca de Amontada participou de um evento de amostragem do funcionamento do Projeto Mandalla no Assentamento Lagoa de Dentro, no município de Itapipoca. Esse projeto possui como finalidade dar apoio ao Programa Mais Infância do SUS do Governo do Estado que busca uma melhor nutrição das crianças das famílias assistidas.
Além do secretário da AgriPesca, técnicos da Secretaria e da Ematerce e alguns dos 25 agricultores amontadenses contemplados com o projeto, conferiram o manuseio correto a ser realizado na Mandala. Forma de plantio, compostagem, irrigação foram algumas das explicações expostas pelo José Ximenes, coordenador estadual do projeto e pela agricultora Kelly Santos.
O Projeto Mandalla traz mudança substancial na vida dos agricultores familiares. Para o técnico da Ematerce responsável pelo acompanhamento em Amontada, o projeto visa fortalecer a agricultura familiar e como finalidade a eficiência e a economia de água utilizando para o plantio e uso próprio, que consiste em uma técnica de irrigação que pode chegar uma economia de água de 50%.
O Sistema Mandalla para produção de alimentos é um projeto inovador, que além de trabalhar com produção orgânica por meio da agricultura familiar, possibilita as famílias rurais da região uma melhor condição de vida do ponto de vista econômico, social e nutricional, concluiu o secretário de AgriPesca do município de Amontada.