Marco nacional de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Maio Laranja foi encerrado em Amontada nesta quinta-feira (18) com uma solenidade no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Saúde, o evento contou com uma programação cheia de informações enriquecedoras acerca desse assunto, além de vacinação contra a covid-19 e influenza.
Os presentes ouviram atentamente o pronunciamento do Cabo PM Alberto, componente do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), que faz parte do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), responsável por manter ações voltadas diretamente para público vulnerável.
A Prefeitura de Amontada anualmente abraça essa campanha e alerta para os sinais do abuso e como podem ser evitados. Fique atento e denuncie casos de abusos contra crianças e adolescentes.
Como denunciar?
1. ACIONE O CONSELHO TUTELAR: O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. E atua também em ações de prevenção à violência sexual.
2. DISQUE 100: Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas
- inclusive nos fins de semana e feriados.?
3. DISQUE 190: Está presenciando ou escutando alguma situação que possa se configurar como violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente? É possível interromper a situação naquele momento? Em caso afirmativo, acione a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190.
4. SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS: O município conta com 2 CRAS, que é uma unidade pública da política de assistência social responsável por desenvolver ações que contribuam com a prevenção da ocorrência de situações de violação de direitos.
Também conta com 1 CREAS. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma Unidade pública que oferta apoio e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.