A Prefeitura Municipal de Amontada realiza a 4ª edição do projeto Amontada Científica, levando uma política de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos, artístico e culturais às escolas públicas em nível fundamental de Amontada.
A Feira de Ciências da 4ª edição do Projeto Amontada Científica ocorreu no dia 16 de dezembro, às 13:00 h, na E.E.B.T.I Maria Alves Sobrinho, no Distrito de Icaraí.
Com espaço aberto ao público e presença ativa das escolas do município, o evento contou com 13 escolas participando, com 14 projetos divididos entre fundamental I e II.
| AVALIAÇÃO POR CATEGORIAS |
A proposta desta edição tem como objetivo desenvolver os conteúdos do ensino fundamental ligados aos diversos temas da educação, com elementos como: água, lixo, plantas, animais, tecnologia, corpo humano e alimentação.
Todos os temas desta edição procuram dialogar com as necessidades e realidades dos alunos em seus locais de vivência. Cada projeto de pesquisa foi avaliado por uma bancada com professores avaliadores entre as Pesquisas Jr. 1 e Jr. 2.
Na avaliação dos projetos de Fundamental I estavam presentes os professores Thiago Vinicius de Lima, Marília Brito de Sousa e Pryssyla de Castro Melgaço. Na avaliação dos projetos de Fundamental II a bancada foi composta pelos professores Carlos Diego Marques Praciano, Francisco Xavier Alves Santos e Luiz Felipe Araújo Azevedo.
As colocações por categorias foram divididas em: Campeão de Público (avaliado por uma equipe composta por membros de grêmios estudantis), Selo Escola Olímpica (com as escolas que possuem participações regulares nas diferentes olimpíadas realizadas nas escolas) e Melhores Pesquisas Jr. 1 e Jr. 2. Foram avaliados os melhores banners, vídeos, e cadernos de campo (contendo a pesquisa escrita, sua experiência e resultados).
| ESCOLAS EM DESTAQUE |
Em destaque na Pesquisa Jr. 1 está a escola EEBTI Raimundo Edimilson Lima, de Tucuns, com o Projeto: "Celular x Brincar
- Os prejuízos causados pelo celular e a funcionalidade no brincar na infância". Esta escola foi destaque por ser Primeiro Lugar com Melhor Banner, Primeiro Lugar em Campeão de Público e Primeiro Lugar em Pesquisa Jr. 1.
Em destaque na Pesquisa Jr. 2 está a escola EEBTI Gizeuda Santiago Teixeira, da Sede/Campo, com o Projeto: "Metodologias ativas no ensino de ciências
- uma nova perspectiva de aprendizagem". Esta escola foi destaque por ser Primeiro Lugar em Pesquisa Jr. 2., Primeiro Lugar com Melhor Caderno de Campo e Segundo Lugar com o Selo Escola Olímpica.
Em destaque a escola EEB Jonas Pereira de Azevedo, de Moitas, com o Primeiro Lugar no Selo de Escola Olímpica. E também em destaque a escola EEBTI Profº Valter Ribeiro Melo, de Mosquito, com o Projeto: "RIR
- Reconhecimento, Inclusão e Respeito", ao ser Primeiro Lugar com Melhor Vídeo e Terceiro Lugar em Pesquisa Jr. 2.
| PROTAGONISMO |
A finalização do Projeto com a Feira de Ciências é uma maneira de socializar as produções dos projetos científicos contribuindo com a difusão do conhecimento entre a comunidade escolar.
Além disto o projeto busca colaborar com o desenvolvimento do protagonismo através da pesquisa, investigação e socialização dos alunos.