A Prefeitura de Amontada realizou, neste mês de fevereiro, campanha de conscientização e prevenção à gravidez na adolescência.
O período é marcado em todo o País por ações e debates sobre o tema, que envolve questões sociais e econômicas. De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, são registradas em média 400 mil gestações na adolescência.
Além de ser considerada uma gravidez de risco devido à estrutura corporal da jovem, que ainda está em fase de desenvolvimento, a gestação pode contribuir para a evasão escolar, aumentando riscos de dependência econômica e perpetuação da pobreza. Pode haver ainda questões emocionais, como abandono do pai biológico.
A campanha, organizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Amontada, aconteceu através dos CRAS Sede, Praiano CREAS, Conselho Tutelar em parceria com as Escola e postos de Saúde, Foram realizadas rodas de conversas em algumas Escola e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nosso objetivo é falar sobre a Prevenção da Gestação na Adolescência.