No dia 30 de setembro, a Prefeitura de Amontada, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Câmara de Vereadores o seminário Projeto Pequenos Passos. Um momento importante para fortalecer o compromisso do município com a garantia do direito à educação desde os primeiros anos de vida.
O tema central foi a atualização da Lei nº 9.394/96 (LDB), que torna obrigatória a oferta gratuita da educação básica a partir dos 4 anos de idade.
Para isso, a SME apresentou o plano de busca ativa das crianças que ainda estão fora da escola, de forma intersetorial, envolvendo as Secretarias de Saúde, SAPS, Ouvidoria e Educação.
Os dados mostram a urgência dessa ação:
- 2,4 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão fora da creche por falta de acesso;
- 441 mil crianças ainda estão fora da pré-escola;
- Mas há também um dado positivo: 99,8% das crianças matriculadas em creches públicas estão em escolas municipais.
O seminário destacou os Passos da Busca Ativa, fundamentais para garantir acesso e permanência:
1. Identificação e localização dos casos de evasão escolar;
2. Articulação com as redes de proteção e o poder público;
3. Comunicação com as famílias para diagnóstico das causas da evasão;
4. Monitoramento e avaliação das ações.
O evento reuniu autoridades municipais, diretores, coordenadores, professores e equipe técnica da SME, reforçando que a educação infantil é prioridade e que cada pequeno passo conta para a construção de um futuro com mais oportunidades.
Com o Projeto Pequenos Passos, Amontada segue firme na missão de assegurar que nenhuma criança fique fora da escola. Educação é direito, cuidado e futuro!